Na passada semana foi-nos dada a oportunidade
de conhecer O Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI), de Lisboa.
Estes centros foram criados em
2004, para dar resposta a algumas das dificuldades sentidas pelos imigrantes no
seu processo de integração em Portugal.
Problemas como as diferenças culturais,
as diferenças na organização da sociedade, as diferenças no sistema
legislativo, a quantidade de serviços diferentes aos quais os imigrantes tinham
de recorrer, levaram o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (o
ACIDI), a criar um centro que reunisse, num só espaço, diferentes serviços, diferentes
instituições e gabinetes de apoio ao imigrante, ou seja, um espaço pensado
especialmente para o imigrante.
Este projeto já teve as suas
glórias, sendo distinguido em 2005 com o primeiro lugar do Prémio Boas práticas
no setor público, na categoria de atendimento a clientes. O mesmo não é de
estranhar, pois tivemos a informação que por cerca de 600 atendimentos que esta
organização realiza por dia, apenas apresenta 12 reclamações por ano.
Parabéns CNAI!
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