domingo, 3 de novembro de 2013

O Conceito de Educação Intercultural (parte 2)

Conseguindo um termo comparativo da definição de educação intercultural entre os trabalhos e as definições dadas pela professora o mais relevante é o facto ser uma disciplina onde podemos retirar grandes temas para estudar, temas esses que fornecem bases para que os alunos sejam bem sucedidos e todos possam atingir o seu potencial de desenvolvimento e aprendizagem.

A sociedade atual tem como uma das suas principais caraterísticas a multiculturalidade. A diversidade cultural existente deve, na sua maioria, aos fluxos migratórios.

De acordo com Castles & Miller (1993), “as migrações serão, num futuro próximo, uma das mais importantes variáveis de mudança social (…) ”. Ou seja, são inúmeras as razões que levam as pessoas a deixarem o seu país de origem, desde da procura de estabilidade, de uma vida melhor, desde serem obrigadas por o seu país está constantemente sobre pressões políticas, ecológicas e demográficas, ou por conflitos étnicos. Estas mobilizações de país para país, influência a crescente diversidade cultural existente nos mais diversos países. 

Segundo A. Sales e R. García (1997), a educação intercultural é “Un modelo educativo que propicia el enriquecimiento cultural de los ciudadanos, partiendo del reconocimiento y respeto a la diversidad, a través del intercambio y el diálogo, en la participación activa y crítica para el desarrollo de una sociedad democrática basada en la igualdad, la tolerancia y la solidaridad.” (Um modelo educativo propício ao enriquecimento cultural dos cidadãos, partindo do reconhecimento e respeito pela diversidade, através do intercâmbio e o diálogo, na participação ativa e crítica para o desenvolvimento de uma sociedade democrática baseada na igualdade, tolerância e solidariedade.).

Pieter Batelann (2003), no conselho da Europa, afirma que a educação intercultural “covers two characteristics of education that is appropriate in democratic multicultural societies: (1) «inclusion and participation», on one hand, and (2) «learning to live together», on the other hand.” (Abrange duas caraterísticas da educação que são fundamentais em sociedades multiculturais democráticas: inclusão e participação, por um lado, e aprender a viver juntos, por outro.).

Assim sendo, a educação intercultural consiste no desenvolvimento de uma compreensão e valorização dos outros ao mesmo tempo que se compreende e valoriza o eu. Possibilita uma melhor compreensão do conhecimento, dos limites, das dúvidas e das atitudes de cada um pelo seu confronto, interação e negociação com outras culturas. Requer, por conseguinte, a compreensão do porque é que vemos o mundo do modo que o fazemos e não de outro.

Esta tem como objetivo através da educação dos jovens, criar uma sociedade mais justa em que essa formação visa desenvolver uma melhor compreensão das culturas predominantes nas sociedades modernas; promover uma maior capacidade de comunicação entre elas; contribuir para que as atitudes dos cidadãos sejam adaptadas ao contexto de diversidade cultura e que haja uma maior interação social.

O comportamento em ambiente multicultural é inseparável das relações sociais e a educação intercultural intrínseca à formação da pessoa, enquanto cidadão, pelo que compete a todos nós, e muito particularmente à escola, desenvolver dinâmicas educativas que, envolvendo as famílias e a comunidade, promovam o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e adultos, para o desempenho de uma cidadania ativa e para a construção de sociedades democráticas no respeito pela diversidade cultural daqueles que nela interagem bem como daqueles que nela possam vir a interagir.

Bibliografia:

  • http://ve.ese.ipcb.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=34&lang=pt
  • http://ria.ua.pt/bitstream/10773/7259/1/Contributos%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20intercultural.pdftt
  • http://hubmiur.pubblica.istruzione.it/web/istruzione/intercultura
  • http://it.wikipedia.org/wiki/Educazione_interculturale
  • http://translate.google.it/#it/pt/
  • http://ve.ese.ipcb.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=34&lang=pt
  • Documento fornecido pela professora da disciplina






Nenhum comentário:

Postar um comentário