domingo, 6 de outubro de 2013

O Conceito de Educação Intercultural (Parte 1)



 A pedido da nossa docente, realizámos um trabalho de aula, onde tínhamos de pesquisar o conceito de Educação Intercultural e aqui estão os nossos trabalhos. 

A Educação Intercultural - Resumo de trabalho


http://www.emeraldinsight.com/fig/3220020104001.png
O comportamento em ambiente multicultural é inseparável das relações sociais e a educação intercultural intrínseca à formação da pessoa, enquanto cidadão, pelo que compete a todos nós, e muito particularmente à escola, desenvolver dinâmicas educativas que, envolvendo as famílias e a comunidade, promovam o desenvolvimento pessoal de crianças, jovens e adultos, para o desempenho de uma cidadania ativa e para a construção de sociedades democráticas no respeito pela diversidade cultural daqueles que nela interagem bem como daqueles que nela possam vir a interagir.
A educação intercultural pretende então promover o reconhecimento e a valorização da diversidade como oportunidade e como fonte de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade das sociedades atuais, bem como desenvolver a capacidade de comunicar e incentivar a interação social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade.

Bibliografia:
http://hubmiur.pubblica.istruzione.it/web/istruzione/intercultura
http://it.wikipedia.org/wiki/Educazione_interculturale
http://translate.google.it/#it/pt/
http://ve.ese.ipcb.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=34&lang=pt

Trabalho elaborado por:
Ana Cardoso
Ana Oliveira
Stefano Castello


Educação Intercultural

Nos dias de hoje, uma das principais características das sociedades modernas é a sua multiculturalidade que é influenciada por diversos como por exemplo os fluxos migratórios. Esses fatores vão permitir que se introduzam novas características nas sociedades dos dias de hoje tornando-as assim mais diversificadas.
Segundo A. Sales e R. García (Programas de educación intercultural, 1997), a educação intercultural é “Un modelo educativo que propicia el enriquecimiento cultural de los ciudadanos, partiendo del reconocimiento y respeto a la diversidad, a través del intercambio y el diálogo, en la participación activa y crítica para el desarrollo de una sociedad democrática basada en la igualdad, la tolerancia y la solidaridad”.
Também o Conselho da Europa, através de Pieter Batelaan (Intercultural Education in the 21st Century: Learning to live Together, 2003) afirma que a educação intercultural “covers two characteristics of education that is appropriate in democratic multicultural societies: (1) «inclusion and participation», on one hand, and (2) «learning to live together», on the other hand.”
A educação intercultural consiste no desenvolvimento de uma compreensão e valorização dos outros ao mesmo tempo que se compreende e valoriza o eu. Possibilita uma melhor compreensão do conhecimento, dos limites, das dúvidas e das atitudes de cada um pelo seu confronto, interação e negociação com outras culturas.
O seu objetivo é envolver os jovens ativamente no processo de construção do mundo que os rodeia. É importante ao fazer uma observação, uma interpretação e uma integração e aceitação das pessoas no mundo que nos envolve.

Toda a formação ordenada visa desenvolver, quer nos grupos maioritários, quer nos minoritários:
- melhor compreensão das culturas nas sociedades modernas;
- maior capacidade de comunicar entre pessoas de culturas diferentes;
- atitudes mais adaptadas ao contexto da diversidade cultural, através da compreensão dos mecanismos psico-sociais e dos factores socio-políticos capazes de produzir racismo;
- maior capacidade de participar na interacção social, criadora de identidades e de sentido de pertença comum à humanidade.

Bibiliografia:
http://ve.ese.ipcb.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=34&lang=pt
http://ria.ua.pt/bitstream/10773/7259/1/Contributos%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20intercultural.pdf

Trabalho elaborado por:
Cátia Barbosa
Joana Fecha
Sofia Pocinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário