domingo, 6 de outubro de 2013

"O nosso nome é o nosso património"

Ana Cardoso
O Porquê de me chamar Ana Cristina da Silva Cardoso? Então, o meu pai é que escolheu o meu nome, sempre adorou o nome Ana e decidiu colocar-me este nome visto que sou a primeira filha, Cristina foi uma homenagem que ele decidiu fazer à minha mãe. Silva é o nome de família da minha mãe e Cardoso o nome de família da parte do meu pai.

Ana Oliveira
A história do meu nome vem das raízes de uma grande família do lado paterno. O meu pai tem 4 irmãos, e todos eles sonhavam ter filhos quando eram mais jovens, e cedo começaram a formar família.
Como sempre foram todos muito unidos, decidiram levar essa união aos próprios filhos. Então combinaram que todos teriam de ter o nome Ana, em homenagem à mãe.
O primeiro a ter filhos foi o meu pai, e batizaram-me logo de nome Ana, a segunda criança a nascer ficou Joana, a terceira Mariana, a quarta Diana, e a quinta Juliana, e assim sucessivamente.

Cátia Barbosa 
O Porquê de me chamar Cátia? Bem tudo aconteceu porque a minha mãe conheceu uma filha de um ex patrão da irmã dela que se chamava Cátia e ficou a gostar muito do nome, e disse que quando tivesse uma filha que se iria chamar Cátia. Entretanto a minha mãe ficou grávida de uma menina (eu) e foi então que disse ao meu pai que queria que o nome fosse Cátia. O meu pai não disse que não e é então que eu me passei a chamar Cátia. 

Joana Fecha
O meu nome não tem grande história. Foi a minha mãe que, no meio de tantos nomes possíveis, escolheu Joana…Porquê? Acho que, simplesmente, porque era o nome que ela mais gostava. Diria mais que o segundo têm alguma razão de ser, pois na minha família tanto paterna como materna tenho pessoas cujo segundo nome é Filipa. Quem sabe não há alguma lógica familiar para tal…

João Fernandes
Chamo-me João! O meu nome, tal como tantos outros também tem uma história! Convém referir que o nome João é um nome bastante comum em toda a minha família! Existem nomes tal como: João Pedro, João Paulo, João Miguel, João José, João António, etc…No entanto, quando nasci, não foi difícil a escolha do meu primeiro nome, João! O meu segundo nome, Filipe, foi decidido pelo pai, que queria que não se repetisse tendo em conta os segundos nomes já existentes na família. Sou mais um João ! Ainda não sei o porquê desta escolha pelo nome João , mas talvez seja porque tenha existido alguém importante na história da minha família com o nome João que tenha marcado a história da minha família ! Ou então, foi meramente porque João é um nome comum. Esta é a história do meu nome. 

Sofia Pocinho

O meu nome é Sofia Fresco Pocinho. Inicialmente o nome escolhido pelos meus pais era Leonor mas a minha avó paterna pediu para me darem o nome de Sofia devido à existência de uma santa chamada Sofia. Fresco é o apelido da parte da minha mãe e Pocinho da parte do meu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário